quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ponta Negra (TPN) - (Porto de Jaconé)

Terminais Ponta Negra (TPN), localizado na praia de Jaconé trecho pertencente ao município de Maricá, enfim a cortina de fumaça que envolvia o projeto se desfaz, sua construção é uma realidade hoje batizado do Porto do pré-sal avaliado em Cinco bilhões de reais tendo frente a DTA Engenharia responsável pelo projeto. Com a capacidade de receber Oitocentos e cinqüenta mil barris de petróleo por dia o que representa quase 40% da produção do Brasil, isso é muita coisa.
Extremamente preocupante, um projeto dessa magnitude não sido discutido ate agora com as comunidades que estão na sua área de influencia. As audiências públicas nem se quer foram marcadas nos Municípios do entorno, mas a bola continua rolando, gostaria de saber em que se baseia a afirmação do prefeito Quáquá de Maricá ao declarar que a maioria da população apóia.
A declaração do presidente da DTA João Acácio Gomes de Oliveira Neto, ao afirmar para o Jornal Globo que o porto será erguido em local onde funciona um campo de golfe e não há vegetação primária e em tom de brincadeira, que a não ser que se descubra que lá é o local de procriação da baleia branca de papo amarelo, ele não vê maiores impactos ambientais.
O porto se localiza na região dos lagos, com suas paisagens belíssimas, por exemplo, Búzios com suas praias invejadas no mundo todo. Leandra Gonçalves do Greenpeace afirma que a nossa região é importante para quatro espécies de baleias: Jubarte, Orca, Franca e Bryte, ainda pouco conhecida. Até uma criança sabe o que significa correntes marinhas.
É sabido no mundo que não se consegue deter o que eu chamo de capitalismo selvagem negro, sob a égide do petróleo empresas se unem para jorrar dinheiro, mas no primeiro momento o que jorra mesmo é o sangue do planeta.
A experiência mostra que não há como não sentar à mesa de negociação, mas para isso nós teremos que estar com as conta partilhas preparadas e documentadas. Projetos que amenizem os impactos ambientais que com certeza sofreremos principalmente nosso ambiente marinho. Projeto que eu venho desenvolvendo de “Recifes Artificiais” que teriam respostas rápidas no caso de acidentes ambientais não podem ficar de fora, já que esses locais serviram como celeiros marinhos.
Mas a região tem um trunfo, os “Ases do baralho” com a figura do Governador Sérgio Cabral e do Presidente da Assembléia Legislativa o Deputado Paulo Melo que com certeza estarão presentes na mesa de negociação em defesa da nossa região.
Jornalista Responsável – Edson Pedroso - RG 26.131/RJ
Contatos e Sugestões: psdcsaqua@gmail.com psdcsaqua@gmail.com
A Verdade parabeniza Edson Pedroso do Jornal Litoral de Saquarema pela luta junto a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário